quarta-feira, 28 de abril de 2010

Rotina é bem mais do que Cotidiano...

Todo dia ela faz tudo sempre igual, me sacode as seis horas da manhã...

Trecho da música Cotidiano, de Chico Buarque de Holanda
Apenas cantarolei essa frase outro dia no trabalho e um súbito pensamento veio de encontro a minha mente... Será que temos feito tudo igual todo dia? Exatamente as mesmas coisas?

Meu Deus, se a resposta for sim pare agora, descanse e reflita um pouco.


Pois é, desde então eu comecei a pensar e repensar muito sobre isso, para ver se em minha vida eu tenho feito tudo sempre igual, qual não foi minha surpresa, pois sabe qual foi a minha resposta, SIM. NÃO, pera aí... o SIM, foi porque eu estou fazendo tudo sempre igual e o não foi mais um grito de desespero porque eu cai na real e percebi o quão rotineira minha vida está. Bom, nem tanto, mas grande parte dela.


Por exemplo: De segunda a sexta é: casa - trabalho - casa (toma banho, dorme, acorda) - trabalho e assim sucessivamente. Círculo vicioso. Droga, não era pra ser assim. E os PLANOS que eu tinha? Para onde eles foram? Quem os roubou de mim? Eu sempre dizia que a faculdade me ocupava muito tempo, mas veja bem, ela era mais uma parte da minha tão querida e costumeira rotina.

Acorda - Trabalho - Faculdade - Casa - Dorme - Volta tudo do início (repete tudo 5 vezes).

Que dia é hoje? 28/04/2010 - Nossa já, estamos quase no meio do ano, férias escolares de julho, o Natal já esta quase ai.
Você se recorda de quantas vezes você já disse isso somente neste ano? Em 2010!!! Não se lembra? Tá certo, eu também não sei quantas vezes você disse, mas eu já proferi muitas vezes essa frase. E sabe por quê? Não? Parabéns, bem-vindo ao marivilhoso mundo enfadado da rotina. Pois é a famosa e "maldita" rotina.

Nosso cérebro é uma máquina tão inteligente que logo que ele nota que estamos vivendo todo dia a mesma coisa ele entra num padrão, ou seja, ele se acostuma com aquilo, com o mesmo ritimo de sempre e não se "preocupa" em perceber as coisas que acontecem ao nosso redor. Muitas vezes você chega no trabalho e "cinco minutos" depois você tem que sair, voltar para casa, já aconteceu isso com você? Se sim, você usa aquela velha e obsoleta desculpa - Ah tive tanto serviço hoje que não vi a hora passar. - Bobagem, clichê, isso é ROTINA.

Por que, quando fazemos algo novo o tempo demora mais para passar? Experimente visitar um lugar que não conhece em algum sábado qualquer e preste atenção na hora, você perceberá que o dia vai demorar muito mais para passar do que o normal e por que acontece esta mágica? Ora, isso é simples, o cérebro precisa quebrar sua rotina e prestar atenção em tudo que esta acontecendo, ele tem que sair do seu estado de repouso e exercitar-se para conseguir registrar tudo o que ocorre na nossa memória. Fazendo isso ele sai do seu estavao "vegetativo" passando a estar em um estado de plena atividade.
 

Portanto faça algo novo a cada semana, por exemplo, porque não sair do trabalho em uma quarta-feira e fazer um bate-e-volta na praia? Além de você relaxar, você irá quebrar a rotina semanal e viver algo novo, viva uma nova experiência.


E porque não fazer algo novo a cada DIA. Tente ir para casa por um caminho diferente, descubra um novo caminho, faça algo diferente ao chegar na sua casa, em vez de ligar a televisão, suba no telhado ou vá na sacada e grite. Apenas pelo simples fato de saber o que vai acontecer, se alguém reclamar, mande beijo e deseje uma boa noite. No trabalho tente fazer coisas simples, ao invés de subir ou descer de elevador para o seu andar, vá de escada. Inverta a mão que usa o mouse, surpreenda sempre seu cérebro com uma situação nova e inusitada, esta é uma ótima forma - e além de barata - de quebrar sua rotina. E de vez em quando extravese, pule de pára-quedas, ou de bunguee-jump, mas só de vez em quando.

Enfrente seus medos, mas mude. Quebre a ROTINA, você viverá mais e muito mais feliz.
 
Termino aqui com uma frase de Raul Seixas:

O seu moço, do disco-voador, me leve com você, pra onde você for.

Saudações, ViniBroz, do seu "des-rotinado" Imaginarium.