terça-feira, 20 de abril de 2010

Escolha... O Problema é a Escolha

Sou extremamente fã da trilogia Matrix, não só pelos efeitos especias ou pela sua absurda fuga da realidade que nos é demonstrada no filme. Existe uma cena no em que o personagem principal Neo se encontra com o Arquiteto da Matrix e numa conversa um tanto quanto intrigante mas inteligente, confusa mas sábia é citada uma frase muito boa, dita pelo próprio Neo, eis que a transcrevo aqui:


- Choice, the problems is Choice. (Tradução: Escolha, o problema é a Escolha).


Esta frase sempre ficou repercutindo em minha cabeça e eu nunca parei para analisar o real sentido dela, só me dei conta do peso desta citação quando eu a proferi para um grande amigo meu em um momento de angústia dele, só depois eu parei para pensar e compreender tal dito. Pude chegar há algumas conclusões.

O certo é que, você deve ter um objetivo de vida, por menor que você ache que ele é. Se você não tem um objetivo de VIDA realmente certo, tudo bem - saiba que nem todos tem - tenha um objetivo para o momento em que sua vida está. Ah se não sabe em que momento ela está, o melhor é descobrir logo, ai sim objetivar algo para aquela situação, aposto que sua passagem por aquele momento, seja ele bom ou ruim, fácil ou difícil, calmo ou agitado, seja qual for a situação, com um objetivo claro e definido é muito mais fácil enfrentar as adversidades que você encontrar pelo caminho.

Amigos. Tenha amigos, tantos quantos puder, tenha todos os tipos de amigos possível, tenha amigos verdadeiros - estes chamados de irmãos - temos irmãos que são amigos e temos a outra opção os amigos que entram em nossas vidas que chamamos de irmão, creio que estes são os mais importantes. Tenha amigos que chamamos de semi-amigos - estes são os colegas - que você não vai poder contar em todas as horas que você precisar. Tenha amigos que você não goste - estes são os "inimigos" - um termo pesado para ser usado, não cultive inimigos, mas se alguém te considerar como um, respeite-o, pois esta é a opinião dele. E tenha amigos legais, chatos, bem-humorados, o contrário também é válido, tenha amigos tímidos, espontâneos, indecisos, sedutores, palhaços, aventureiros... Enfim todo tipo de amigo te ensinará sempre algo diferente, isto nos molda.

Ame sua família, por mais DIFÍCIL que isso seja, pois é lá que encontraremos refúgio na hora ruim, seu pai e sua mãe são pessoas que sempre vão estar lá, mesmo quando todos te "esquecerem", mesmo que eles não concordem com o que você fez, ou com o estilo de vida que você escolheu, ainda assim eles estarão sempre de braços abertos para te ouvirem.

Sorria sempre, até mesmo quando atender o telefone, pode ter certeza que a pessoa que esta te ligando sentirá diferença ao falar com você. O sorriso conquista muitas coisas, com um simples sorriso - não dói sorrir - (Além do que você só movimenta 14 músculos ao sorrir) você pode conquistar um novo amigo, fazer um inimigo repensar sobre sua condição de inimigo para com ele, você pode conhecer o grande amor da sua vida e mais, sorrindo você transmite alegria, um dos mais bonitos sentimentos. E quem não gosta de estar perto de uma pessoa feliz?


E por último ESCOLHA, não seja indeciso. Porém, após sua escolha esteja preparado para enfrentar as consequências, independente se elas serão boas ou não tão boas assim. ESCOLHA com consciência e esteja convicto da sua ESCOLHA, pois uma vez feito é difícil ou quase impossível voltar atrás na sua decisão. É, a vida não permite usar o Ctrl+Z.


É muito mais bonito levar uma vida reta fazendo ESCOLHAS do que simplesmente deixar uma situação passar e não tomar nenhuma atitude. Independente se acharão sua(s) ESCOLHAS(S) boa(s) ou ruim(ruins), ainda assim ESCOLHA e não se arrependa. Pois a vida passa. E eu aqui repito mais um vez. Choice, the problem is Choice.

Tenha uma ótima vida.
Vini Broz, do seu conectado Imaginarium.