quarta-feira, 14 de abril de 2010

Por que esse título para o blog?

Bom dia, boa tarde ou boa noite.
Como não sei em qual horário você irá ler este artigo fica minha saudação em tom universal.

Bem, hoje me senti impelido a escrever a respeito do título do blog e o porque da escolha dele.
The imaginarium of Vini Broz faz alusão a um filme, mas calma AINDA não fizeram um filme sobre a minha pessoa (risos), trata-se do filme The Imaginarium of Doctor Parnassus.

The Imaginarium of Doctor Parnassus é um filme independente de fantasia dirigido e escrito por Terry Gilliam, sob auxílio do roteirista Charles McKeown. O filme conta a história de um líder de uma trupe de teatro itinerante que, tendo feito um pacto com o diabo, conduz o público através de um espelho mágico que explora suas imaginações.

Na Inglaterra dos dias atuais, o imortal e milenar doutor Parnassus (Christopher Plummer), que comanda a companhia teatral "Imaginarium" — que é integrada por um mágico de cartas, Anton (Andrew Garfield), e um anão, Percy (Verne Troyer) —, oferece ao público um espetáculo irresistível através de um espelho mágico, um artefato que dá a seu usuário a chance única de viajar para um mundo fantástico e desconhecido, no qual é possível controlar a imaginação alheia. O poder que o doutor hoje possui lhe fora concedido em tempos remotos através de um pacto com o diabo (Tom Waits).

O intuito da criação do blog veio a partir da história deste filme, porém o despertar de tudo não veio através da história do Diabo,  nem do pacto, nem da trupe, mas sim do artefato mágico que existe no filme. O Espelho, não só um espelho comun, um espelho mágico que prende a atenção de quem assiste o filme.  E porque disso, simples, o espelho aguça a imaginação (Quem não assistiu o filme eu recomendo que assista, além de gastar bons momentos com uma história bem bolada, vai ajuar você a entender o que está escrito nestas linhas e mais, vai ajudar você a entender um pouco do meu mundo) de quem entra nele, visitando assim um mundo totalmente diferente, "novo", o novo está entre aspas pois não é um mundo exatamente novo, este mundo sempre existiu, na imaginação de cada pessoa, porém nunca foi vivido.

O fato é que, para enfrentarmos as dificuldades do mundo, do dia-a-dia, precisamos (as vezes) de um fuga, para refrescarmos a cabeça, para abstrairmos os fatos, enfim para não fazer nada e recuperar nossa energia. Cultivando um pouco do ócio criativo conseguimos nos reanimar para enfrentar mais uma batalha, cujo nome de tal batalha é dia. E nada melhor do que se retirar daqui, ou daí, ou de onde for para o Imaginarium. Este é o intuíto do blog, como aqui fala de nada e tudo podemos correr para cá para nos recuperarmos.

Há quem diz que minha vida é totalmente o oposto, que eu vivo nesse Imaginarium e de vez em quando eu saio de la para viver a vida remalmente, vira e mexe eu me pego em uma conversa particular, comigo mesmo, e me pergunto se tudo isso é verdade, eis que surge sempre a mesma resposta e como diria um amigo meu, uma resposta tipica de um psciano. E a resposta é:
- Eu Não Sei... não sei e pronto, ponto.

O que eu sei é que, aqui é parte do meu Imaginarium, podemos chamar de "mundinho particular", aqui é uma fuga, um Insight, ou qualquer outra merda que você quiser chamar ou rotular. Espero poder contar com você para que o blog se torne interessante, critique, elogie, reclame, mande sugestões, pois assim como esse é o meu Imaginarium ele também pode ser seu.

Até a próxima Imaginação.
Beijos e Abraços.

Vini Broz.